VOCÊ PODE EVITAR A PIOMETRA EM SUA CADELA OU GATA


A piometra é uma infecção por bactéria, que ocorre dentro do útero de cadelas e gatas. O útero fica enorme assim, por causa do pus que está dentro dele. Piometra quer dizer, “pus no útero”. O animal sofre muita dor.

Há várias causas para a ocorrência da doença: tendência genética, administração de estrógeno para evitar gravidez em cadelas, administração de progesterona em gatas, etc. E, o tratamento é um só: cirurgia de castração – isto é a remoção do útero e ovários.

Segundo o site http://www.webanimal.com.br/gato/index2, há dois tipos de piometra:

Piometra de cérvix aberta: ocorre corrimento vaginal através da cérvix, que pode ser sanguinolento a muco purulento (mal cheiroso e com cor de pús), e em geral é observado de 4 a 8 semanas após o término do estro (“cio”).
Piometra de cérvix fechada: sem presença corrimento vaginal. Forma mais grave da doença, pois algumas fêmeas afetadas ficam doentes antes dos tutores perceberem que existe um problema. Por não haver drenagem do conteúdo uterino, pode haver rompimento, com extravasamento de conteúdo para dentro do abdomen, levando a um quadro de peritonite, com risco de vida.

Além do corrimento vaginal, os sinais clínicos clássicos de piometra são perda de apetite de parcial a completa, febre, letargia, perda de peso, aumento do volume abdominal, vômito, diarréia, aumento no consumo de água e quantidade de urina.

E, todo esse sofrimento pode ser evitado, com a castração do animal, cirurgia eletiva, principalmente, na fêmea jovem. Isto é: o tutor escolhe fazer. É interessante a castração antes do primeiro cio, pois o útero não será exposto à ação hormonal.

É muito importante conscientizar que a castração “salva” não só da piometra, mas do câncer de útero, de ovários e de mamas. Não exponha seu bicho a essas doenças! CASTRE!

Procure um médico veterinário, converse com ele – se for o caso, parcele o valor da cirurgia.

Só depende de você!

TEXTO REGISTRADO NA BIBLIOTECA NACIONAL – DIREITOS AUTORAIS

Martha Follain: Formação em Direito, Neurolinguística, Hipnose e Regressão. Terapia Floral de Bach, Aromaterapia, Terapia Floral de Minas, Fitoterapia Brasileira, Cromoterapia, Cristaloterapia, Terapia Ortomolecular, Bioeletrografia, Terapia de Integração Craniossacral - para animais humanos e animais não humanos. Consultora da “Phytoterápica”.

CURSOS À DISTÂNCIA – via INTERNET – criados e ministrados por Martha Follain: Curso de Aromaterapia para Uso em Animais; Curso de Aromaterapia para Uso em Humanos; Curso de Florais de Bach para Uso em Animais; Curso de Florais de Bach para Uso em Humanos; Curso de Cromoterapia para Uso em Animais: Curso de Fitoterapia para Uso em Humanos; Curso de Fitoterapia para Uso em Animais; Curso de Cristaloterapia para Uso em Humanos.

INFORMAÇÕES: www.floraisecia.com.br e mfollain@terra.com.br

1 comentários :

Nana publicou o comentário número:

Vlw pelas dicas. Nossas amiguinhas agradecem. Fiz um balanço geral das férias. Confira. Bjs e fik c Deus.



Topo