texto..para reflexao...

Jogue lixo no lixo. Jogue seu animal de estimação numa ONG de proteção.

A cada dia que passa me surpreendo mais com as pessoas. Acredito num mundo melhor, onde todos abraçarão a responsabilidade socioambiental, valorizarão o próximo como ser humano e combaterão qualquer tipo de violência, principalmente, aquela contra os animais. Entretanto, é muito difícil sustentar essa utopia quando vejo que os ditos seres humanos não reciclam o próprio lixo, jogando-o em qualquer lugar como se fosse nada, nem protegem os próprios animais, largando-os por todos os cantos como se fossem lixo.

Como voluntário de uma ONG de proteção animal, posso contar nos dedos quantas pessoas me procuraram até hoje, buscando informações de como elas poderiam nos ajudar. Contudo, perco as contas ao lembrar o número de pessoas que me procuram querendo “se livrar” de seus estimados bichinhos. Por quê? Até quando o ser (dito) humano se livrará dos problemas, escondendo-os em baixo do tapete? No meu mundo melhor, isso não acontece, mas meu mundo melhor parece muitas vezes ser habitado por apenas uma pessoa: eu mesmo.

É prática da sociedade, desde os tempos mais remotos, livrar-se daquilo que não tem mais serventia, mas, em vez de doar as roupas usadas para uma instituição de caridade, as pessoas optam por jogar seus pertences no lixo comum. Em vez de se assumirem com total responsabilidade seus animais de estimação, as pessoas preferem descartá-los em ONGs.

O abandono de animais é tão comum que ninguém mais percebe o quanto eles estão sofrendo nas ruas. Afinal, as ONGs que cuidem deles, não é mesmo? É pra isso que elas servem! Se não tivesse abandono, elas não existiriam, e eu não precisaria fazer meu trabalho voluntário. No meu mundo melhor, ONGs não existem, porque desde cedo o ser humano aprende que caridade, solidariedade, respeito à vida e amor não são “movimentos voluntários”, são um dever, uma obrigação, porque o bem se faz todo dia, toda hora, todo minuto, não somente quando precisamos nos livrar de algo que não nos serve mais.

A cada dia que passa me surpreendo mais com as pessoas. Espero que a surpresa de amanhã seja muito mais feliz do que a surpresa que tive hoje: “Vou me mudar e preciso doar meus animais. O que faço?”. A resposta? Jogue seu lixo no lixo, mas não jogue seu animal de estimação numa ONG de proteção. Ele merece muito mais do que um amor hipócrita. Ele merece uma vida digna, um carinho, um colo, não seu desprezo. Aprenda a amar as simples formas de vida, para, no futuro, ser amado com dignidade.
AUTOR DESCONHECIDO

1 comentários :

Luh Hi *-* publicou o comentário número:

é lindoo o que vocês fazem pelos animais ;) Parabéens!!! *-*



Topo