Santo André - Posse responsável de animais é novo tema da Sabina


Escolas já podem agendar visitas focadas no assunto; para o público em geral, haverá apresentações de teatro de fantoches aos finais de semana.


Com apenas esta chamada, a agenda das aulas focadas para agosto e setembro já está lotada, e apenas com escolas municipais, Isto mostra claramente a demanda reprimida e o interesse no tema. Estamos trabalhando para implementar programas específicos de educação humanitária nas escolas de Santo André. O Projeto Posse Responsávelcomeça em agosto e em julho teremos a capacitação dos monitores (nota do Projeto Focinhos Gelados)


A posse responsável de animais domésticos é mais um tema que a Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, coloca à disposição das escolas particulares e públicas para a realização de aulas focadas, ou seja, direcionadas para um assunto específico. As visitas, que começam em agosto, já podem ser agendadas. Para quem visita a Sabina com a família, aos sábados e domingos, a partir do dia 9 de julho, serão realizadas apresentações de teatro de fantoches sobre o tema, às 10 e às 14 horas.

Para as crianças que vêm com em grupo com a escola, o passeio, com duração de 1h40, é dividido em duas etapas. A primeira possibilita o contato com os animais e aborda temas como a importância da higiene de animais, do recolhimento das fezes ao levar o cão para um passeio, uso de guia, controle de pulgas, alimentação e, ainda, combate aos maus tratos e abandono.

Na segunda etapa, serão abordadas as doenças relacionadas aos animais domésticos, com destaque para a dengue, já que a falta de cuidado com os potes de água dos animais muitas vezes dá origem a um criadouro do mosquito. Nesta fase da visita, serão discutidos a febre maculosa, doença cujos carrapatos são transmissores, a raiva e a leptospirose, transmitida pela urina do rato.

As crianças participarão ainda de um jogo de percurso, onde as informações aprendidas ajudam o grupo a alcançar o objetivo. “ As aulas sobre posse responsável foram desenvolvidas de forma a trabalhar outras questões como matemática, localização no espaço, lógica e sentidos como o tato, no caso dos menores”, explica a veterinária Andréa de Medeiros Nogueira Nunes. As aulas foram desenvolvidas para alunos da educação infantil e ensino fundamental.

“A posse responsável de animais domésticos é uma questão que envolve o meio ambiente, a saúde, as normas de convivência social e o desenvolvimento das relações sociais e individuais de afetividade e responsabilidade, por isso a importância de conscientizar as crianças”, destaca Silvia Sanchez, coordenadora da Sabina. A aula focada sobre posse responsável foi desenvolvida pela Secretaria da Educação, por meio da Sabina Escola Parque do Conhecimento, em parceria com o Departamento de Vigilância à Saúde, com colaboração do Projeto Focinhos Gelados ( grifo nosso) e adestradores voluntários.

As outras opções de visitas focadas que a Sabina oferece são: projetos Animais (origem, evolução e reprodução), Túnel do Universo (formação dos planetas e sua evolução), Meio Ambiente (preservação), Física, Microbiologia, Boneca Nina (sistema digestório), Brinca Ciência (brinquedos contruídos com base na ciência), Educação para Mobilidade (segurança no trânsito) e Cores, Cantos e Cores do Brasil (música).

Adotanimal

Informações sobre posse responsável também são transmitidas à população durante as feiras gratuitas de adoção de animais domésticos, a Adotanimal, que acontecem sempre no último domingo de cada mês em parques da cidade. Na mais recente edição, realizada no Parque Central, no domingo (19.06.2011), 52 animais ganharam novos donos.

Para o processo de adoção, os interessados devem ter mais de 18 anos, apresentar RG, CPF e um comprovante de endereço. Antes de levar o animal escolhido, um veterinário do Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ) da Secretaria de Saúde dá orientações gerais sobre cuidados, alimentação, vacinas e dicas de educação.


Serviço:


Sabina Escola Parque do Conhecimento

Horário: de terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, somente para escolas com visita agendada; nos finais de semana e feriados, é aberta ao público das 9h às 17h30 (a bilheteria fecha às 16h).

Endereço: Rua Juquiá, s/nº - Bairro Paraíso - Santo André - SP

Ingresso: R$ 10,00. Entrada gratuita para alunos e professores das Escolas Municipais de Santo André, para menores de cinco anos e portadores de necessidades especiais. Estudantes, professores, servidores públicos da cidade, aposentados e idosos acima das 65 anos pagam meia entrada.

Informações: (11) 4422.2012 ou pelo site: www.santoandre.sp.gov.br/sabina/


FOTO - Sabina Escola Parque promove conhecimento variado de forma lúdica.

Foto: Guilherme Lazzarini Jr/ PSA


2 comentários :

Nana publicou o comentário número:

Oi, hoje tem blogagem coletiva do Projeto 10 em 10! 10 fotos em 10 momentos diferentes do seu dia 10. Participe! Bjs e fik c Deus.



Topo